HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA – Causas, Sintomas e Tratamento

A hiperplasia benigna da próstata, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com câncer. Repetindo para não haver confusão: a hiperplasia da próstata é um processo natural do envelhecimento e NÃO se transforma em câncer de próstata. Esta confusão surge frequentemente porque quase todo paciente com câncer de próstata tem mais de 60 anos, idade na qual a prevalência da HBP é alta. Fazendo uma comparação grosseira, podemos dizer que muitos pacientes com câncer de próstata têm cabelo branco, mas nem por isso achamos que ter cabelo branco causa câncer.

Se houver aumento da próstata e sinais de obstrução moderada das vias urinárias, geralmente o tratamento indicado é feito com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. Entre as drogas disponíveis podemos citar:

Leve: 0 a 7;
Moderada: 8 a 19;
Severa: 20 ou mais

A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata com características benignas, ou seja, sem nenhuma relação com o câncer da próstata.

  • Terazosina.
  • Doxazosina.
  • Tansulosina.
  • Alfuzosina.
  • Finasterida.
  • Dutasterida.
  • Dor ou dificuldade para urinar.
  • Jato urinário fraco.
  • Necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência.
  • Incapacidade de esvaziar a bexiga.
  • Infecção urinária.
  • Cálculo de bexiga.
  • Insuficiência renal nos casos de grave obstrução e hidronefrose.

O toque retal consegue detectar o aumento da próstata, pois a mesma encontra-se encostada ao reto. Este exame da próstata, quando realizado por médico experiente, permite, em muitos casos, saber se o aumento da próstata é uniforme, ou seja, causado pela HBP, ou localizado, causado por um tumor.

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

A próstata pode crescer e causar sintomas por três motivos:

Porezados; qual a opinião dos médicos com relaçã oa EFICIENCIA VERDADEIRA desse ssp3forte?
Antes de comprar gostarai de saber a opinião isenta de um especialista e não dos vendedores!

Tenho dores quando urino, e fico sempre com a sensação de bexiga cheia, e sinto dores como se tivesse com gonorreia, já consultei quatro médicos nem um deles me deram remédio eficiente um deles me passou um medicamento que me deixava tonto o dia inteiro mesmo tomando a noite, parei e não tomei mais, hoje tomo vinho com castanha de caju umas inteira com casca e outras cortadas ao meio, tenho me sentido melhor. Fico menos preocupado por que tenho muita facilidade em ter ereção, apesar dos meus 6.4, se minha mulher topasse eu faria sexo a cada três dias, como ela já retirou o útero não tem muito libido, e as vezes tenho sapecar uma na base da covardia 5 contra um,rs.rs. Fiz exame de PSA, e deu alto 3.8, mas no toque o médico disse; sua próstata está ótima!. Vou levando sei que é um assunto muito complicado. Já tomei suplementos e uns comprimidos que comprei pela internet da Índia Herbes, mas não deu em nada. Dizem que tem um médico de SAMPA( SP), que fazem um tratamento a Clinica dele chma-se CARDINALLI. O que acham?. Agradeço me dar um feedback via e-mail jgbizerra@gmail.com, Boa sorte a Todos>

(. )Em todos os segmentos da sociedade profissional no Brasil,a questão financeira é o ponto mais alto de todas as atividades relacionadas ao sucesso pessoal. Na área médica, isso não é diferente. Sempre existiu maus médicos, maus isso ou aquilo, ainda mais no Brasil, onde a Saúde Pública é paliativa e tratada com pouca verba. O que mais interessa aos médicos de fato e de direito,na “atuação” Pública, é enriquecer o seu curricullun, principalmente em começo de carreira. Nos grandes centros urbanos, existem uma grande febre de consultórios médicos espalhado pela cidade como se fosse uma epidemia.Não é atoa que os valores de consultas cobrados por eles, geralmente não permitem o acesso ao trabalhador comum.(. ).

estou nesta situaçao meu marido esta passando por isso e eu estou com muito medo. fiquei mais tranquila com as informaçoes espero ter boas noticis breve

gostaria de saber se o aumento da próstata causa disfunção eréctil.

Próstata com tamanho de 142cc,extensas alterações adenomatosa microquísticas na próstata central.em um senhor de 80 anos.Que fazer ?

Ola.
Atualmente uso benzetacil de 1200 uma vez por mes para evitar crise de erizipela nas pernas,
tambem uso loratadina 10 mg ou dicloridrato de hidroxizina para tratamento de alergia, existe algum problema de uso com o Combodart?
Desde ja muito obrigado pela atenção, moro em Cabo Frio / RJ e aqui a saude esta em crise.
Obrigado.

minha protata sempre foi 0,99 a 1,01,a quatro anos e hoje esta 2,70.em um anio teve este aumento.o que devo fazer e que pode provocar este aumento em um ano.Pois que destou comento a 6 meses todos os dias e pimenta bem forte e tambem canela no cafe da manha. tem alguma semanlhança.fico no aguardo de um parecer.muito obrigado. israel.

Minha ultra-sonografia mostrou a próstata com 3,5 x 4,3 x 4,6 cm (Lx APxT), ecotextura heterogênea, com área ecogênica central. Volume Prostático de 37,8 cm³. O Urologista diz que tenha que tirá-la urgente ? é verdade ?

Existe uma variedade de remédios à base de plantas que são tradicionalmente utilizados para ajudar a tratar os sintomas da hipertrofia da próstata. Em todo o mundo a planta mais utilizada é a Palmeira Anã (Saw Palmetto) – é também a planta que foi mais pesquisada. Esta planta pode ser escolhida por:

Uma próstata saudável é aproximadamente do tamanho de uma castanha. Com o envelhecimento do homem, há uma tendência para o aumento da próstata. Apesar de sabermos um pouco sobre a bioquímica que afecta as células da próstata, não sabemos na realidade por que o aumento da próstata ocorre – por que alguns homens sofrem um aumento da próstata e outros não.

  • Observação continua. Nem todas as pessoas com hipertrofia da próstata necessitam de tratamento. Alguns homens têm poucos sintomas ou mesmo nenhuns, e a opção”ir observando e ver o que acontece” conhecida como “observação de espera” pode ser uma opção sensata.
  • Medicação com quimicos. Estes medicamentos tratam a hipertrofia da próstata e estão disponíveis com prescrição do seu médico ou na farmácia, depois de ter falado com o farmacêutico. O seu médico será a pessoa ideal para lhe dizer qual o melhor tratamento com fármaco e quais os efeitos secundários que pode ter.
  • Cirurgia. Para alguns homens, é recomendada a cirurgia para remover parte da glandula. Este pode ser o tratamento eleito se sofrer de sintomas graves de hipertrofia da prostate e compreende a visita a um urologista no seu hospital local.

Se tem sintomas de hipertrofia da próstata ou pensa que tem uma hipertrofia da prostata, a primeira coisa que deve fazer é ir ao medico para obter a confirmação do diagnóstico. Este passo pode envolver um exame interno para poder avaliar a sua glândula que é por palpação e é importante que ultrapasse a parte “embaraçosa” que o exame implica, visto que se trata de um exame vital que sem ele poderá confrontar-se com situações de saúde sérias, como é o caso do cancro da próstata.

No entanto, o que é claro é que a glândula da próstata aumenta, exerce uma pressão contra a parte inferior da bexiga (sintomas irritativos), bem como a compressão da uretra de um modo que interfere com a micção (sintomas obstrutivos). Esta é a razão pela qual a hipertrofia da próstata pode dar origem a dificuldade na urina, bem como em problemas de controlo da bexiga e da função sexual.

Os homens com hipertrofia da próstata podem muitas vezes ter um ou mais dos seguintes sintomas:
Sintomas irritativos da hiperplasia prostática:

O aumento da próstata, também conhecido como a hiperplasia prostática benigna (BPH) ou a hipertrofia benigna da próstata, é um problema comum encontrado no homem idoso. As estimativas de quantos homens sofrem de um aumento da próstata variam:

Qualquer que seja o número exacto e, é claro que os sintomas de hipertrofia da próstata são comuns em homens com idade superior a 50 anos.

  • 40% dos homens com idade superior a 50 mostram sinais de hipertrofia da próstata
  • Com a idade de 70, cerca de 80% dos homens têm hipertrofia da próstata